sexta-feira, 16 de maio de 2008

Responsabilidade jornalística: Casos


A ética leva o jornalista a refletir sobre suas escolhas. Isso é visto quando Gugu Liberato exibe em seu programa, (Domingo Legal) uma entrevista com membros do PCC, sendo que os depoentes eram atores contratados pela emissora (SBT). Feriu-se a ética por meio da fraude jornalística com a sociedade interessada.
Bom ou ruim, certo ou errado, publicar ou omitir, aparecer ou desaparecer dentro das redações? Foi fazendo tais escolhas que um jornalista se perdeu.
O filme “Shattered Glass” demonstra o preço da “criatividade”e da escolha de um jovem jornalista que queria ascender na profissão. São 93 minutos de drama que contam a história de Sthephen Glass.
Ele passou de simples redator para jornalista requisitado. O fim de sua carreira veio com a descoberta de seus falsos artigos. Das 41 histórias publicadas, 27 foram dadas como parcial ou completamente falsas.
Hoje Sthephen é ficcionista. Foi demitido e levado a confessar as suas fraudes.
Será que os jornalistas sabem da força que o seu trabalho exerce sobre a sociedade? Com uma fala de Orson Welles essa pergunta é respondida: “O mundo lhes parecia ser alimentado por tudo o que sai daquela ‘caixa mágica’”.
Orson Welles liderou, em parceria com o grupo de teatro Mercury, o episódio que entrou na história por ter levado 1 milhão e 200 mil pessoas à histeria coletiva.
A programação foi feita normalmente. Quem acompanhou desde o princípio sabia da encenação, o pânico só chegou aos desavisados. A histeria se formou com a notícia de uma guerra entre homens e seres extraterrestres.
Welles se justificou pelo ato: “a transmissão foi um assalto a credibilidade daquela máquina”.
Os exemplos do programa “Domingo Legal”, “Sthephen Glass” e “Orson Welles” demonstram a relação entre ética e responsabilidade. Todos fizeram as suas escolhas.
Mesmo com os acontecidos, a influência da mídia ainda é grande. A informação que chega a cada cidadão é dada como verdade por mais absurda que pareça.
Diante de tanta força, a ética e a responsabilidade de cada jornalista é fundamental. Por que a verdade é: Perde-se um jornalista, mas o impacto da mídia continua o mesmo.

Rosana Targino






6 comentários:

Marcela disse...

óotimo!! uauuu

Walquíria Cassiano disse...

Maravilhaaa...
Só melhorando hein !
Vai me abandonar como repórter e começar a escrever é?!
Huhauha
Bjin
;]

Walquíria Cassiano disse...

Exatamente !!

Marcela disse...

"exatamente" q comentário é esse, Wal? ashuahsaushauhsua
tá pior q o meu "ótimo, uau"

=*

Walquíria Cassiano disse...

Gata,
Tô passando pra avisar que o endereço do meu blog mudou !
Agora é:
focassiano@blogspot.com
Muda aí no link, ok?!
Bjaaum !
^^

PS:Tá naum Marcelaaa !!
O meu foi resposta a um comentário dela ! O seu foi somente um "uau" !
Sem comparação !
hUAhUHauHA

Caroline Serra disse...

Ao menos a criatividade dele permitiu ganhar dinheiro nos livros e palestras!

Putz, até nisso ele foi esperto!
hauahauhua

Beeijo ;*