quinta-feira, 15 de maio de 2008

O impacto da mídia


O caso mais marcante de histeria coletiva aconteceu em 1938, em um programa de rádio chamado CBS (Columbia Broadcasting System). Orson Welles foi o responsável pelo fato, inspirado no livro de Hebert George Wells A Guerra dos Mundos.
A população temia que o país entrasse em guerra. Foi neste contexto de início da 2 Guerra Mundial que ocorreu o episódio. Ele retrata o possível ataque de Marte a Terra.
A grande idéia de Welles foi fazer uma transmissão normal, com notas, entrevistas e tudo que continha um jornal diário, dando mais veracidade à “brincadeira”. A veracidade foi tanta que 1 milhão e 200 mil pessoas acreditaram ser verdade.
Formou-se um verdadeiro caos com pessoas indo às ruas, fugindo de casa, rezando e congestionando as linhas telefônicas. A informação que era uma encenação veio logo no começo da transmissão, mas grande parte da população não acompanhou desde o inicio, acreditando em tudo o que estava sendo narrado.
Outro caso foi em 30 de outubro de 1971, no Maranhão, durante a Guerra Fria. Dentre os relatos constava o extermínio da equipe de reportagem e uma nuvem negra que se aproximava da Terra.
Foram vários telefonemas para a rádio, inclusive do Capitão da polícia militar, aflito por maiores informações. A repercussão foi tanta que queriam tirar a rádio do ar.
A emissora teve que emitir notas de 30 em 30 minutos para tranqüilizar a população.
Welles mencionou em uma de suas defesas que tudo aquilo foi “um assalto a credibilidade daquela máquina”. Esses dois casos são exemplos de como a mídia tem poder de influenciar pessoas, de como a população acredita na notícia oferecida mesmo sem saber se ela tem fundamentos ou não.
Rosana Targino

2 comentários:

Marcela disse...

graaaande impacto mesmo!!
esse texto me emocionou!!

bjos

Caroline Serra disse...

Esse caso é um exemplo hoje!
Mesmo com a ascenção de outras mídias e a informação diversificada, somos submissos!